
Doug Ford vai convocar eleições antecipadas em Ontário. A confirmação foi feita pelo próprio premier, esta sexta-feira, 24 de janeiro. Ford justifica a decisão com a necessidade de enfrentar Donald Trump. Argumenta que precisa de um mandato reforçado para enfrentar as potenciais tarifas.
A votação está prevista para 27 de fevereiro, mas depende ainda da aprovação da tenente-governadora de Ontário, Edith Dumont. Ford adianta que vai pedir a dissolução do Governo na próxima quarta-feira, 29 de janeiro.
O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa em Brampton. O premier voltou a criticar o Governo federal, acusando-o de falta de liderança. Ford diz que Ontário precisa de uma voz forte para enfrentar Donald Trump e proteger a economia da província.
Durante o evento, Ford revelou também planos para a expansão da linha de metro ligeiro Hazel McCallion, em Brampton. A extensão inclui um túnel de quatro quilómetros até ao centro da cidade. A obra faz parte de um projeto mais amplo de melhorias no transporte público.
Ford promete continuar a ser premier “todos os dias durante as eleições”. Garante que vai trabalhar em conjunto com outros líderes provinciais e com o Governo federal para criar uma estratégia de retaliação às tarifas americanas.
