
A Universidade de Guelph está a liderar a criação de uma rede destinada a estimular o investimento na inovação agroalimentar canadiana, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias para fazer face a questões prementes como as alterações climáticas. O objetivo é ajudar os empresários do setor agroalimentar a melhorar a produtividade e a desenvolver as suas empresas.
A universidade recebeu uma subvenção governamental de quase 16,3 milhões de dólares ao longo de cinco anos para apoiar a plataforma, denominada Sustainable Food Systems for Canada, ou SF4C. A iniciativa reúne 13 instituições pós-secundárias de todo o país, bem como várias organizações, incluindo a Canadian Food Innovation Network, a Canadian Alliance for Net-Zero Agri-food e o National Circle for Indigenous Agriculture.
No entanto, nem todos os estabelecimentos de ensino superior têm panoramas animadores. Outro colégio do Ontário, o Centennial College, anunciou a suspensão de 49 programas para o ano letivo de 2025-2026, na sequência da decisão do Governo federal de reduzir as autorizações para estudantes internacionais, o que levou a uma diminuição das inscrições. Mais da metade dos programas são da Escola de Negócios e da Escola de Comunicações, Media, Artes e Design da faculdade.
A faculdade, com campus em Toronto, disse que os alunos atualmente inscritos nos programas que estão a ser suspensos terão a oportunidade de concluir os cursos.
A par da suspensão dos programas, a universidade disse que a medida implicará também reduções inevitáveis de professores e funcionários.
O Centennial junta-se ao Sheridan College e ao Seneca Polytechnic na lista de colégios impactados pela redução das autorizações de estudo a estudantes estrangeiros.
