Política: Doug Ford pondera eleições antecipadas em Ontário

Foto: Facebook Ford Nation

O premier de Ontário, Doug Ford, deu um dos seus sinais mais claros de que está a pensar em eleições antecipadas, argumentando a 20 de janeiro que precisará de um novo mandato para enfrentar quatro anos de uma presidência de Donald Trump nos Estados Unidos da América (EUA).

As próximas eleições provinciais de Ontário estão previstas para junho de 2026, mas, nos últimos meses, Ford deixou em aberto a possibilidade de convocar uma votação antes da data. O premier justifica a possibilidade de eleições antecipadas com a necessidade de estar no poder em defesa de Ontário no plano político que se avizinha com a tomada de posse de Trump.

Apesar de Trump não ter cumprido de imediato com as suas ameaças aquando da sua tomada de posse, o Presidente dos EUA apontou como possível data de início o dia 1 de fevereiro.

Um funcionário da nova administração dos EUA indicou que o Presidente pediu às agências federais para estudarem questões comerciais, incluindo alegadas práticas comerciais e cambiais desleais por parte do Canadá, México e China. Trump acrescentou também que pretende impulsionar a manufatura americana, em particular na construção de mais automóveis.

Com os novos desenvolvimentos, Ford disse acreditar que a situação estava pior a 20 de janeiro do que no período que antecedeu a tomada de posse de Trump. O premier de Ontário demonstrou a sua preocupação, alegando que Trump vai ter como alvo o Canadá, especificamente Ontário, enquanto potência de produção.