
José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, esteve de visita a Toronto e à GTA de 16 a 19 de janeiro.
No dia 16, quinta-feira, José Cesário reuniu-se com membros da comunidade portuguesa na Casa do Alentejo de Toronto. Mais tarde, jantou com alguns membros da comunidade portuguesa no Restaurante Dom Quixote, em Toronto.
A agenda de 17 de janeiro, sexta-feira, começou com uma reunião com a coordenadora do ensino da língua portuguesa no Canadá e com as leitoras de língua portuguesa nas universidades de Toronto e York, seguida de um encontro com os conselheiros das comunidades portuguesas, no Consulado-Geral de Portugal em Toronto.
Antes do almoço com os representantes da AICEP e do Turismo de Portugal, no restaurante Adega, Cesário encontrou-se com a presidente da Câmara Municipal de Toronto, Olivia Chow. As conversações focaram-se na importância da comunidade portuguesa para a cidade.
À tarde, José Cesário seguiu para London, onde se reuniu com a deputada provincial eleita por London Teresa Armstrong, com o padre Lúcio Couto, Tony Costa e alguns líderes da comunidade. Os encontros finalizaram com um convívio com a comunidade portuguesa local, no Clube Português de London. A visita a London permitiu auscultar a comunidade portuguesa na cidade, esclarecer algumas questões pertinentes e ainda reafirmar o compromisso de mais presenças consulares.
No dia 18, sábado, o secretário de Estado deu uma entrevista a uma rádio com emissão em português, a Chin Radio, antes de visitar a escola do First Portuguese Canadian Cultural Centre, onde participou na assinatura, pela cônsul-geral de Portugal em Toronto, Ana Luísa Riquito, do protocolo de cooperação entre o Instituto Camões e a Escola First Portuguese.
José Cesário almoçou no restaurante Mercado e a noite foi de celebração, com a sua participação no jantar de gala do 25.º aniversário da Casa das Beiras de Toronto, onde destacou a sua satisfação com a adesão da comunidade portuguesa às festividades.
No domingo, dia 19, antes de regressar a Portugal, o político deu ainda uma entrevista aos media portugueses, antes do almoço no The Queen e Beaver Public House.
