Saúde: Mais de 60 infetados em surto de salmonela ligado a mini-pastéis

Foto: canada.ca

A Agência de Saúde Pública do Canadá anunciou, a 19 de janeiro, um surto com 61 casos de salmonela em todo o país, incluindo 17 que exigiram hospitalização.

A agência indicou que os casos foram associados a mini-pastéis da marca Sweet Cream, distribuídos em padarias, hotéis, restaurantes, cafetarias, hospitais, residências de reformados e eventos de catering.

Segundo a agência, 33 dos 61 casos foram registados no Quebec, 21 em Ontário, quatro na British Columbia (B.C.), dois em Alberta e um em New Brunswick. Os doentes têm idades entre três e 88 anos, e 61% são do sexo feminino.

A agência informou que as pessoas ficaram doentes entre finais de setembro de 2024 e meados de dezembro de 2024.

Um aviso emitido pela Agência Canadiana de Inspeção Alimentar referiu que a recolha abrangeu caixas de quatro quilos de ‘mini patisserie Sweet Cream’ e bandejas de um quilo com datas de validade entre 17 de junho de 2025 e 15 de novembro de 2025, inclusive.

As autoridades de saúde pública informaram que o aviso surge na sequência de outra recolha de ovos relacionada com a salmonela, emitida a 17 de janeiro.

A Agência Canadiana de Inspeção Alimentar recolheu ovos das marcas Compliments, Foremost, Golden Valley Eggs, IGA e Western Family, com datas de validade de 16 de fevereiro, 22 de fevereiro e 1 de março, em B.C., Manitoba, Ontário e noutros locais. Nesse caso, a recolha foi desencadeada por resultados de testes, e não foram registadas quaisquer doenças, informou a agência.