
Toronto vai fazer história este Ano Novo Lunar com a estreia do Festival da Primavera de Toronto na Nathan Phillips Square.
O festival acontece no sábado, 25 de janeiro, do meio-dia às 11 pm, oferecendo um dia inteiro de atividades e espetáculos que celebram a riqueza da herança chinesa, concebidas para envolver e inspirar visitantes de todas as idades.
O fundador da Spark Media e organizador do Festival da Primavera de Toronto, Blur Wu, referiu que o objetivo do evento é proporcionar uma experiência nova e cativante, envolvendo os jovens e criando um sentimento comum de diversão e imersão cultural.
Entre os principais destaques do evento, incluem-se espectáculos vibrantes de dança do leão, uma forma de arte tradicional em que os artistas vestidos com trajes coloridos imitam os movimentos de um leão para trazer boa sorte. Haverá ainda um espetáculo encantador de patinagem no gelo no ringue ao ar livre da Nathan Philips Square.
Os visitantes também podem explorar o Echo Market, um mercado repleto de artigos tradicionais feitos à mão inspirados nas tradições do Ano Novo chinês, juntamente com demonstrações culturais como escrever dísticos do Festival da primavera e criar decorações festivas.
O evento contará ainda com o primeiro espetáculo de fogo de artifício do Ano Novo Lunar da cidade, iluminando o céu noturno por cima da Câmara Municipal de Toronto numa deslumbrante demonstração de orgulho cultural, tradição e alegria para dar as boas-vindas ao Ano da Serpente.
O espetáculo de fogo de artifício de cinco minutos terá início às 10 pm, acompanhado pela melodia tradicional chinesa ‘Golden Snake Dance’, que simboliza a prosperidade. Após o espetáculo, os visitantes poderão desfrutar de uma atuação tradicional do ‘Deus da Riqueza’, durante a qual serão distribuídos envelopes vermelhos que simbolizam a sorte e a prosperidade.
O festival também incorpora o espírito de multiculturalismo de Toronto. Shan Tao, responsável pela divulgação estratégica do Festival da Primavera de Toronto, sublinha que o evento é mais do que uma simples celebração, sendo um momento de partilha cultural.
