‘Tax holiday’ Isenção temporária do GST com resultados desiguais nos setores

Fotos: Pixabay

Após um mês em vigor, já é possível avaliar melhor o impacto do chamado ‘tax holiday’ do imposto sobre bens de consumo (GST) no Canadá. A medida, anunciada pelo Governo federal, isenta produtos como brinquedos infantis, refeições em restaurantes e vinho, entre outros, até 14 de fevereiro. Os efeitos variam entre setores.

O setor da restauração tem sido um dos mais beneficiados. A Restaurants Canada diz que os seus associados registaram um aumento nas vendas de 7 a 9% e mais reservas durante e após a época festiva. Estima ainda que o setor pode gerar mais 1,5 mil milhões de dólares em vendas até ao final da isenção temporária.

Outros negócios, no entanto, sentiram pouco impacto. A Federação Canadiana de Negócios Independentes indica que apenas 5% das pequenas empresas notaram um aumento nas vendas. Muitas criticam os custos e o esforço exigidos para ajustar os sistemas de pagamento.

Os empresários pedem soluções permanentes em vez de medidas temporárias. A Câmara do Comércio alerta para possíveis dificuldades quando o apoio terminar, como a necessidade de reconfigurar sistemas e lidar com potenciais auditorias.