Saúde: Casos de norovírus aumentam no Canadá

Foto: Pexels

As autoridades de saúde canadianas estão a registar um número crescente de casos da doença altamente contagiosa provocada pelo norovírus no Canadá, alertando que os idosos e as crianças pequenas são os grupos de maior risco.

Especialistas em doenças infecciosas da St. Joseph’s Healthcare, em Hamilton, Ontário, dizem ter verificado o aumento de casos da chamada ‘doença dos vómitos de inverno’.

Também em Alberta, a autoridade de saúde reportou um aumento de casos ao longo dos anos, com 295 incidentes em 2022, 513 em 2023 e 654 no ano passado. No entanto, nenhum surto foi registado.

O British Columbia Centre for Disease Control (BCCDC) relatou um aumento na atividade do norovírus na província, mas considera o número de casos habitual para esta altura do ano. Em 2023, registaram-se 15 surtos gastrointestinais e, em 2024, 26 surtos na província.

O norovírus, também conhecido como gripe estomacal, é uma doença gastrointestinal comum que ocorre mais frequentemente durante o inverno ou início da primavera, segundo BCCDC.

Os sintomas incluem vómitos, diarreia, dores de estômago e náuseas, segundo a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC). De acordo com o BCCDC, os sintomas costumam durar entre 24 e 72 horas.

A doença propaga-se normalmente através do contacto próximo com indivíduos infetados ou com superfícies contaminadas. As autoridades de saúde nacionais reforçam a importância de lavar e desinfetar bem as mãos.