Incêndios florestais: Canadá reforça apoio à Califórnia com equipamento e dezenas de bombeiros

Foto: Facebook Canadian Firefighter

O ministro da Preparação para Situações de Emergência, Harjit Sajjan, anunciou um reforço de dezenas de bombeiros de Alberta e de British Columbia (B.C.) para ajudar no combate aos incêndios florestais na Califórnia.

Sajjan afirmou, numa publicação nas redes sociais, que 60 bombeiros das duas províncias foram destacados a 13 de janeiro e que as autoridades canadianas estão a trabalhar para identificar e preparar mais recursos para enviar ao país vizinho.

O ministro sublinhou que o Governo canadiano respondeu de imediato ao pedido de ajuda dos Estados Unidos da América, reforçando o que o primeiro-ministro Justin Trudeau referiu numa altura de tensões entre países: são “vizinhos a ajudar vizinhos”.

Alberta anunciou, na segunda semana de janeiro, o envio de até 40 bombeiros florestais, juntamente com mais pessoal, bombardeiros de água e helicópteros com visão noturna contratados, prontos para serem utilizados.

Entretanto, o ministro das Florestas de B.C. informou que uma equipa do serviço de incêndios florestais da província partiu para a Califórnia na tarde de 11 de janeiro para ajudar a combater os incêndios florestais que assolam a zona de Los Angeles.

O Quebec enviou mais dois aviões de combate a incêndios para a Califórnia, segundo anunciado a 10 de janeiro, um dia depois de um dos bombardeiros de água da província ter colidido com um drone enquanto combatia os incêndios florestais.