Política: Novo líder liberal do Canadá será conhecido a 9 de março

Foto: Pexels

O Partido Liberal do Canadá anunciou a 9 de janeiro que a corrida nacional para escolher o próximo líder do partido termina a 9 de março de 2025.

A Direção Nacional decidiu que a votação para a liderança do partido terminará a 9 de março de 2025, sendo o novo líder anunciado no mesmo dia.

Além disso, a data limite para se tornar um Liberal Registado e ser elegível para votar na corrida à liderança é 27 de janeiro de 2025.

O partido deve, ainda, publicar os procedimentos de registo para a votação da liderança 27 dias antes da data da votação.

Os candidatos interessados devem declarar a sua intenção de participação na corrida à liderança até 23 de janeiro, com uma taxa de inscrição de 350 mil dólares.

Entretanto, já foram nomeados Suzanne Cowan, antiga presidente do partido, e Marc-Étienne Vien, diretor do LPC(Q), como co-presidentes do Comité de Votação para a Liderança. Este comité será responsável pelo planeamento e organização da votação para a liderança.

No que diz respeito ao Comité de Despesas de Liderança, este será co-presidido pela deputada Patricia Lattanzio e pelo presidente da Agência Federal Liberal do Canadá, John Herhalt. Este comité adotará as Regras de Despesas de Liderança para a corrida à liderança, bem como estabelecerá um limite máximo de despesas.

Por fim, a Direção Nacional também atualizou os requisitos para se tornar e manter o estatuto de liberal registado.

Para ser um liberal registado, uma pessoa deve ter pelo menos 14 anos, apoiar os objetivos do partido, ser cidadão canadiano, ter estatuto ao abrigo da lei indiana ou ser residente permanente no Canadá, não ser membro de qualquer outro partido político federal no Canadá e, enquanto estiver registado como Liberal, não ter declarado publicamente a intenção de ser candidato a uma eleição para a Câmara dos Comuns sem ser como candidato do Partido.