Terrorismo: Ameaças terroristas aumentam no Canadá, diz relatório

Foto: Pexels

A ameaça terrorista no Canadá “raramente foi tão elevada”, de acordo com um relatório divulgado a 8 de janeiro, na sequência do ataque no dia de Ano Novo em Nova Orleães.

“O resultado final: o terrorismo no Canadá está a aumentar”, referiu o estudo, que revelou um aumento ‘estatisticamente significativo’ das acusações de terrorismo entre 2007 e 2024.

O número de acusações é “um indicador importante” da ameaça, uma vez que as detenções por terrorismo resultam frequentemente de planos de ataque frustrados, segundo a empresa de Ottawa Insight Threat Intelligence. A entidade acrescentou que o número de ataques e de acusações aumentou nos últimos 18 anos.

A maioria das 73 acusações durante esse período envolveu terroristas com “motivações religiosas”, especificamente seguidores de “grupos jihadistas” como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda.

No entanto, segundo o estudo, nos últimos quatro anos foi registado um aumento da diversidade de motivações, com indivíduos com motivações ideológicas a serem também acusados de crimes de terrorismo.

O relatório atribuiu o aumento dos ataques e das acusações “a uma mistura volátil de tensões geopolíticas e uma radicalização crescente em todas as linhas ideológicas”.

Nos últimos dois anos, a Royal Canadian Mounted Police (RCMP) desmantelou uma série de planos terroristas levados a cabo por apoiantes do ISIS, o grupo terrorista que controlou partes do Iraque e da Síria até 2019. Entre os eventos interrompidos está um atentado à bomba planeado num comício pró-Israel no Parliament Hill e uma conspiração para atacar eventos do Mês do Orgulho em Calgary.

Para além destes atentados interrompidos, um pai e um filho foram acusados de um atentado frustrado em Toronto, e um estudante paquistanês foi detido no Quebec quando se dirigia para os Estados Unidos da América para realizar um tiroteio em massa num centro judaico.

De acordo com a RCMP, outro jovem de Toronto foi detido em dezembro sob caução de paz por terrorismo.

Entretanto, o FBI está a investigar a visita de Shamsud-Din Jabbar a Ontário em 2023. A 1 de janeiro, o alegado apoiante do ISIS utilizou um camião para atropelar vítimas na Bourbon Street, em Nova Orleães, matando 14 pessoas.

Num apelo publicado nas redes sociais, a RCMP pediu aos canadianos que “comuniquem qualquer informação que possa ser pertinente para a investigação do FBI”.