
Nove locais de injeção supervisionada em todo o Ontário serão brevemente transformados em centros de tratamento, segundo anunciou o Ministério da Saúde do Ontário, a 2 de janeiro.
Os locais aprovados para serem transformados em centros de tratamento para os sem-abrigo e para a recuperação de toxicodependentes (HART) situam-se em Toronto, Ottawa, Hamilton, Kitchener, Guelph e Thunder Bay e encontram-se a menos de 200 metros de escolas e de centros de cuidados infantis licenciados.
Estarão operacionais para tratamento até 31 de março de 2025, a mesma data em que outros locais de consumo supervisionado perto de escolas e creches serão encerrados definitivamente.
As transições fazem parte do investimento de 378 milhões de dólares do Governo provincial para apoiar a criação de um total de 19 novos ‘HART hubs’ em toda a província, uma medida que enfrentou alguma resistência por parte de defensores da causa.
Um estudo sugeriu que a mudança resultará num aumento do consumo público de drogas, das overdoses e das mortes por overdose devido a uma redução drástica dos espaços seguros para consumir drogas na presença de profissionais de saúde com formação.
No entanto, o Governo provincial salientou que está a investir ainda mais dinheiro em tratamentos que, em última análise, ajudarão as pessoas a reerguerem-se em vez de ficarem presas nos horrores perpétuos da dependência.
O Governo provincial destacou ainda que defendeu o encerramento e a transição dos locais de injeção como resposta “às graves preocupações de segurança levantadas pelas comunidades, famílias e pais”.