Política: Ex-ministro Marco Mendicino anuncia saída do Parlamento

Foto: Facebook Marco Mendicino

Marco Mendicino, deputado liberal de Toronto e antigo ministro da Segurança Pública do Governo de Justin Trudeau, anunciou que não se vai recandidatar.

Mendicino comunicou a sua decisão através das redes sociais, publicando uma longa carta onde explica que este é o momento certo para avançar com novos caminhos.

No entanto, Mendicino irá cumprir o restante do seu mandato como deputado por Eglinton-Lawrence.

Na carta, afirmou que não é segredo para ninguém a sua discordância com a atual direção do Partido Liberal, em especial no que se refere às políticas relativas a Israel, à situação em Gaza e ao Médio Oriente.

Em 2019, foi nomeado ministro da Imigração, antes de assumir a pasta da Segurança Pública, onde supervisionou a legislação de controlo de armas e enfrentou a controvérsia em torno da transferência do assassino em série Paul Bernardo de uma prisão de segurança máxima para uma de segurança média. Foi afastado do gabinete numa remodelação em 2023.

Mendicino é o mais recente de muitos deputados liberais a anunciar que não se irão recandidatar, num contexto de queda nas sondagens e de eleições que poderão ocorrer já na primavera.