
Lisboa, 11 dez 2024 (Lusa) — Um total de 6.545 homens e rapazes, incluindo 2.176 menores, foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à VÃtima (APAV) em 2022 e 2023, representando um aumento de 17,2% em relação ao perÃodo homólogo.
Segundo as EstatÃsticas APAV 2022-2023 — VÃtimas no Masculino, hoje divulgadas, “a idade adulta foi a mais propensa à vitimização, com um total de 2.684 vÃtimas apoiadas”, seguida das crianças e jovens (2.176 vÃtimas) e pessoas idosas (731 vÃtimas). Há ainda 954 vÃtimas cuja identidade se desconhece.
As vÃtimas apoiadas foram, na sua maioria, de nacionalidade portuguesa (78,7%), e foi nos distritos de Lisboa e Faro que se realizou um maior número de intervenções.
Relativamente à caracterização do autor ou autora do crime e a sua relação com a vÃtima, a APAV constatou que 39% dos ofensores identificados são homens, sendo que quase 70% tem algum tipo de relação com a vÃtima: 20,7% estão ou estiveram numa relação de intimidade com a vÃtima, e 17,3% são pai ou mãe da vÃtima.
Segundo os dados, 36,8% das vÃtimas sofreram de vitimação continuada e 30,8% num perÃodo de duração até um ano, sendo que em 43% dos casos o crime ocorreu em casa.
Globalmente, a APAV teve conhecimento de um total de 11.104 crimes e outras formas de violência praticadas contra vÃtimas do sexo masculino.
Entre os crimes identificados, “o mais proeminente” foi o crime contra as pessoas, com quase 10.000 ocorrências, entre as quais 7.556 crimes de violência doméstica, 590 crimes de ofensa à integridade fÃsica e 497 crimes de ameaça ou coação.
Houve ainda 383 crimes de injúria/difamação, 337 crimes sexuais contra crianças e jovens e 267 crimes de burla.
A APAV presta apoio gratuito, confidencial e especializado a vÃtimas de todos os crimes, disponibilizando a Linha de Apoio à VÃtima 116 006 que funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 à s 23:00.
HN // FPA
Lusa/fim



