Evento: Casa dos Açores reúne luso-canadianos em ‘Festa Azul’

A Casa dos Açores de Ontário realizou, no passado sábado, 23 de novembro, a ‘Festa Azul’, um evento que reuniu a comunidade luso-canadiana num ambiente de convívio. Os participantes foram convidados a vestir-se de azul, contribuindo para uma atmosfera descontraída e celebrando os laços entre os portugueses na diáspora.

Cidália Gomes, reformada, foi uma das participantes que aderiu ao tema com entusiasmo. “Comprei este vestido azul para este evento. Os brincos e o colar também, tudo para a festa”, contou ao Correio da Manhã Canadá (CMC), mostrando a sua dedicação à temática escolhida.

Suzanne Cunha, presidente da Casa dos Açores, explicou a origem do tema: “É simplesmente um tema. A cor da Casa dos Açores inclui azul e dourado, que são as cores dos Açores. Escolhemos o azul, mas sem qualquer razão específica.” Suzanne acrescentou que a decisão foi tomada em conjunto com a direção: “Durante uma conversa, decidimos em conjunto porque, como se costuma dizer em inglês, ‘variety is the spice of life’”.

A música ficou a cargo de Rui Fontelas, cantor reconhecido no universo da música popular portuguesa. Natural de Lisboa, mas com raízes na aldeia da Cumieira, entre Santa Marta de Penaguião e Vila Real, Rui trouxe um repertório especial.

“Uma das músicas que trago é bastante conhecida por todos nós. Foi um pedido da Susana, presidente da Casa dos Açores, que escolheu ‘Vinho Verde’. Perdemos recentemente Paulo Alexandre, o cantor que deu voz a esta grande música”, disse Rui ao CMC.

Além disso, Rui Fontelas apresentou uma música nova: “Também vou apresentar uma música nova minha, lançada este ano de 2024, que dediquei aos imigrantes portugueses espalhados pelo mundo. O título é bastante apelativo: ‘Portugal, Com Certeza’.”

O cantor também partilhou as suas reflexões sobre atuar para comunidades portuguesas no estrangeiro: “A diferença está na saudade. Também fui imigrante durante muitos anos no Luxemburgo e sinto isso na pele. Quando canto em Portugal, a alegria é a mesma, mas, fora, a diferença é a saudade. Quando estou a cantar fora de Portugal, sinto a saudade dos nossos portugueses que estão longe.”

A ‘Festa Azul’ decorreu na sede da Casa dos Açores, localizada no n.º 1136 da College Street, em Toronto.