Finanças: Canadianos com dívidas de crédito recorde de 2,5 biliões

Foto: Pixabay

A dívida dos consumidores no Canadá atingiu um recorde de 2,5 biliões de dólares no terceiro trimestre deste ano. Esta subida reflete as dificuldades de muitos canadianos com o aumento do custo de vida e o desemprego.

De acordo com um novo relatório da Equifax, os novos imigrantes foram os que mais falharam pagamentos, em comparação com o ano passado. O mesmo aconteceu com consumidores que pediram crédito pela primeira vez nos últimos 12 a 36 meses. Apesar disso, a taxa de incumprimento abrandou após os cortes recentes nas taxas de juro.

Ao mesmo tempo, a TransUnion destaca que a dívida total de crédito ao consumo cresceu 4,1% no último ano, com os jovens da geração Z a tornarem-se o segmento que mais rapidamente acumula dívidas.

Os empréstimos para automóveis foram dos maiores impulsionadores do aumento da dívida. Segundo a Equifax, os empréstimos de instituições não bancárias subiram 12% e os dos bancos cresceram 2,7% no último ano.

Embora os preços dos automóveis e os custos de financiamento estejam a estabilizar, especialistas preveem que o montante médio dos empréstimos para carros se mantenha elevado em 2025.