Comércio: Menos tempo para compras natalícias deixa canadianos sob pressão

Foto: Pexels

Os canadianos que esperam pela ‘Black Friday’ para dar início às suas compras de Natal têm menos tempo para adquirir presentes.

Há menos cinco dias entre a ‘Black Friday’, a 29 de novembro, e a véspera de Natal, porque o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos da América (EUA) ocorre mais tarde este ano.

A redução do período de compras deverá alterar a forma como os retalhistas comercializam a época e aumentar a pressão sentida pelos consumidores para realizarem as suas compras de Natal o mais cedo possível, dizem os especialistas.

Antes mesmo da chegada do Halloween, a Costco, a Dollarama e a Winners já estavam a armazenar produtos festivos e, à medida que as lanternas de abóbora saíam à rua, alguns retalhistas já tinham lançado folhetos sobre a ‘Black Friday’ ou mesmo iniciado um mês de promoções.

Quando o Retail Council of Canada e a Leger realizaram um inquérito a 2.510 pessoas sobre as compras de fim de ano, durante o verão e o outono, 26% afirmaram que só começariam a gastar na ‘Black Friday’ ou algum tempo depois.

Mas mesmo os compradores que começaram no início do ano dão muita importância à ‘Black Friday’, tendo o Retail Council of Canada concluído que esta continua a ser o dia de compras mais relevante para os canadianos, com 84% a considerarem-no significativo em termos de despesas, seguido da ‘Cyber Monday’ e da ‘Cyber Week’, com 65%.