Polícia: Aumento de custos da OPP põe municípios sob pressão

Foto: Facebook Ontario Provincial Police

Vários municípios de Ontário que dependem dos serviços da polícia provincial estão a rever os seus planos orçamentais para o próximo ano, após serem confrontados com um aumento significativo nas faturas relativas à aplicação da lei. Segundo os municípios, o aumento não foi comunicado nem explicado previamente.

As faturas apresentadas pela Polícia Provincial de Ontário (OPP) para 2025 representam um acréscimo superior a 30% em alguns casos. Pelo menos um município enfrenta um custo mais do dobro do valor anterior, obrigando os dirigentes locais a ponderar aumentos de impostos ou cortes nas despesas para equilibrar os orçamentos.

Alguns municípios afirmaram não ter recebido explicações claras sobre os custos, tendo-lhes apenas sido indicado que assistissem a um webinar provincial que analisaria os encargos com o policiamento. Contudo, a sessão foi cancelada e ainda não foi reagendada.

Apesar disso, as conversações entre os municípios e a província continuam, e muitos esperam que uma solução seja anunciada antes de avançarem mais com os seus processos orçamentais.

Robin Jones, presidente da Associação de Municípios de Ontário, afirmou que os municípios já enfrentam pressão financeira devido à inflação e a desafios dispendiosos, como a crise da habitação, os sem-abrigo e os opiáceos. As novas faturas da OPP estão a agravar ainda mais as despesas.

Até ao fecho desta peça, a OPP não comentou a situação.

A polícia provincial presta serviços a cerca de 330 municípios que não têm forças policiais próprias. A OPP recupera os custos do policiamento através de um modelo de faturação implementado em 2015, que inclui um custo base por propriedade e custos variáveis relacionados com o número de chamadas para serviço e outros fatores.