
O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou, a 21 de novembro, uma redução temporária dos impostos sobre artigos essenciais, vestuário e fraldas para crianças, refeições pré-preparadas em restaurantes e artigos de meia-pensão comuns.
A redução de dois meses do Imposto sobre Bens e Serviços/Imposto sobre as Vendas Harmonizado (GST/HST) aplicar-se-á em todo o país e tem por objetivo resolver os problemas de acessibilidade económica que persistem, segundo o governo federal.
Entre as dezenas de bens de consumo que o governo está a oferecer, entre 14 de dezembro e 15 de fevereiro, estão: alimentos preparados, incluindo saladas pré-preparadas e sandes; refeições de restaurante; snacks, incluindo batatas fritas, rebuçados e barras de cereais; cerveja, vinho, cidra e bebidas alcoólicas pré-misturadas com um teor de álcool inferior a 7%; vestuário e calçado para crianças, cadeiras de automóvel e fraldas; brinquedos para crianças; livros, jornais impressos e puzzles para todas as idades e árvores de Natal.
Os canadianos que trabalharam em 2023 e ganharam 150 mil dólares ou menos também receberão um cheque de 250 dólares na primavera.
As medidas anunciadas seguem para aprovação no Parlamento, sendo necessário aos liberais o apoio de um partido da oposição, sendo que o NDP parece estar pronto para o fazer, apesar de assumir o crédito de ter forçado o Governo a adotar a sua ideia.
Estas medidas surgiram numa altura em que uma crise de acessibilidade provocada pela inflação deixou os eleitores descontentes com o governo liberal.
