Viagens: Canadá aperta regras dos vistos de visitantes

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

O Canadá anunciou novas regras para a concessão de vistos de visitantes. A partir de agora, o visto de múltiplas entradas com validade de até 10 anos deixa de ser concedido automaticamente. O Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá divulgou as mudanças.

Antes, visitantes podiam obter um visto de múltiplas entradas válido durante até 10 anos. Com isso, estrangeiros podiam entrar e sair do Canadá várias vezes durante esse período, embora cada estadia individual estivesse geralmente limitada a seis meses. Com as novas regras, cada pedido de visto passa a ser analisado individualmente. Os agentes de imigração decidem agora se o visitante recebe um visto de entrada única ou múltipla e a duração da estadia.

Imagine, por exemplo, um cidadão estrangeiro que visita o Canadá regularmente para eventos profissionais. Antes, recebia automaticamente um visto de múltiplas entradas de até 10 anos. Agora, fatores como o propósito da visita, a situação financeira, condições médicas e vínculos com o país de origem são considerados. Se o país de origem tiver instabilidade política ou económica, por exemplo, a validade do visto pode ser reduzida ou o cidadão arrisca-se a receber apenas um visto de entrada única.

Esta mudança ocorre num momento em que o Governo de Justin Trudeau enfrenta baixa aprovação e crescente insatisfação pública com temas como a escassez de habitação e o elevado custo de vida. Em resposta, o executivo anunciou planos para reduzir os níveis de imigração permanente e temporária.