Statistics Canada: Taxa de desemprego no Canadá mantém-se estável em 6,5%

Foto: Pexels

A taxa de desemprego no Canadá manteve-se estável em 6,5% no mês passado, tendo em conta que as contratações continuaram reduzidas em toda a economia.

O inquérito à força de trabalho da Statistics Canada, divulgado a 8 de novembro, indicou que o emprego aumentou em 15 mil postos de trabalho em outubro.

Os serviços de negócios, construção e apoio registaram o maior aumento de emprego, em oposição às áreas de finanças, seguros, imobiliário, aluguer e leasing, que registaram o maior declínio.

No entanto, apesar da atual fraqueza do mercado de trabalho, o Canadá tem registado um forte crescimento dos salários. O salário médio por hora em outubro aumentou 4,9% em relação ao ano anterior, atingindo 35,76 dólares.

O novo relatório também esclareceu aspetos da saúde financeira dos agregados familiares.

De acordo com a Statistics Canada, 28,8% dos canadianos com 15 anos ou mais viviam num agregado familiar que teve dificuldade em satisfazer as necessidades financeiras básicas nas quatro semanas anteriores. Este valor foi inferior aos 33,1% de outubro de 2023.

As pessoas que vivem numa casa arrendada foram as mais propensas a relatar dificuldades em satisfazer as necessidades financeiras, com quase quatro em cada dez a referirem essa situação, em comparação com pouco menos de um quarto das pessoas que vivem numa casa pertencente a um membro do agregado familiar.

Os novos imigrantes também foram dos que mais declararam dificuldades financeiras no mês passado, com cerca de quatro em cada dez, em comparação com cerca de três em cada dez imigrantes de longa data.