Saúde: Gastos com saúde devem registar novo recorde em 2024

Foto: Pexels

O Instituto Canadiano de Informação sobre Saúde (CIHI) afirmou que as despesas com cuidados de saúde no Canadá deverão atingir um novo recorde em 2024.

Segundo o relatório anual publicado na quinta-feira, 7 de novembro, as despesas totais com saúde deverão atingir 372 mil milhões de dólares, ou seja, 9.054 dólares por canadiano.

A análise nacional do CIHI prevê que as despesas aumentem 5,7% em 2024, em comparação com 4,5% em 2023 e 1,7% em 2022.

O instituto informou que as estimativas apontam que as despesas de saúde deste ano representem 12,4% do produto interno bruto do Canadá. Excluindo os dois anos de pandemia, este é o rácio mais elevado da história do país.

Embora não seja invulgar que as despesas de saúde ultrapassem o crescimento económico, o relatório afirma que poderá ser esse o caso nos próximos anos devido ao crescimento da população canadiana e ao envelhecimento da mesma.

A despesa per capita do Canadá com cuidados de saúde em 2022 foi uma das mais elevadas do mundo, embora ainda inferior à de países como os Estados Unidos da América (EUA) e a Suécia.

O relatório referiu ainda que os planos canadianos de cuidados dentários e farmacêuticos poderão fazer aumentar ainda mais as despesas com os cuidados de saúde, à medida que mais pessoas que anteriormente não podiam pagar esses serviços começarem a utilizá-los.