Violência escolar: NDP de Ontário apelam a ação contra a violência nas escolas

Foto: pexels

Numa recente conferência de imprensa, os deputados do NDP de Ontário e os educadores apresentaram uma moção que insta o governo da província a implementar um plano de emergência para fazer face ao aumento da violência nas escolas. Apesar dos 58 milhões de dólares destinados à segurança escolar, muitos professores continuam a ser obrigados a usar equipamento de proteção, o que sublinha a necessidade de apoio adicional e de recursos de saúde mental.

A moção, encabeçada por Chandra Pasma, crítica da educação do NDP, e Jamie West, crítico do trabalho, apela a uma ação imediata. Na moção foi proposto o financiamento de mais pessoal, como assistentes de educação e profissionais de saúde mental, para ajudar a gerir o comportamento dos alunos e a criar um ambiente mais seguro tanto para o pessoal como para os alunos. Além disso, recomendam a criação de um sistema de notificação em linha a nível provincial para registar os incidentes violentos e analisar as tendências em matéria de segurança escolar.

Apesar destes esforços, a ministra da Educação, Jill Dunlop, sublinhou que o orçamento atual fornece os recursos necessários para as escolas, colocando a responsabilidade nas direções das escolas individuais de gerir e utilizar os fundos de forma eficaz. No entanto, os líderes sindicais e os críticos da oposição argumentam que as medidas atuais são insuficientes, deixando os trabalhadores em situações perigosas sem o apoio adequado.