
Jerusalém, Israel, 15 out 2024 (Lusa) — O Exército israelita informou hoje que capturou três combatentes do Hezbollah no sul do LÃbano, o segundo anúncio deste tipo desde a escalada de violência com o grupo armado xiita, no mês passado.
“Uma conduta subterrânea foi localizada dentro de um edifÃcio utilizado pelo Hezbollah. As forças cercaram o edifÃcio, onde estavam escondidos três terroristas da força Radwan”, disse o Exército em comunicado, referindo-se à unidade de elite do movimento libanês apoiado pelo Irão.
Depois de quase um ano de fogo transfronteiriço com o Hezbollah, Israel lançou uma intensa campanha de ataques aéreos contra os bastiões do grupo xiita no LÃbano em 23 de setembro e, uma semana mais tarde, uma ofensiva terrestre no sul do paÃs.
“Foram encontrados ao lado de inúmeras armas, bem como de equipamento necessário para uma longa estadia”, acrescentou o comunicado sobre a operação.
O Exército não especificou quando os combatentes do Hezbollah foram capturados e o movimento libanês não se pronunciou ainda.
No domingo, as forças israelitas anunciaram a captura de um combatente do Hezbollah num túnel no sul do LÃbano.
Pelo menos 2.350 pessoas morreram e outras 10.906 ficaram feridas em ataques israelitas no LÃbano no último ano, segundo o último balanço das autoridades libanesas.
Do total, pelo menos 1.356 vÃtimas foram registadas desde 23 de setembro e mais de 1,2 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas.
HB // PDF
Lusa/Fim



