Mudanças climáticas: Premieres canadianos forçados a enfrentar o aumento das consequências para o ambiente

Foto: CityNews

Os premieres do Canadá reuniram em Halifax, a meados de julho, e abordaram questões como moradia, assistência médica e o seu relacionamento contencioso com Ottawa. Muitos deles continuaram preocupados com desastres naturais relacionados às mudanças climáticas, que só pioraram desde que retornaram para casa.

“Não nos passou despercebido que a preparação para emergências em desastres naturais é mais importante do que nunca”, disse o premier da Nova Escócia, Tim Houston, no seu discurso de encerramento no último dia da conferência do Conselho da Federação.

Houston acrescentou que a discussão abordou os desastres naturais em andamento.

Este verão já foram registadas várias inundações repentinas, incluindo uma em julho, na Nova Escócia, que matou um garoto de 13 anos, e os incêndios florestais em todo o país, que provocaram a destruição de propriedades e a evacuação de milhares de moradores.

O norte do Canadá também enfrentou incêndios florestais recentemente e deparou-se, posteriormente, com uma seca que deixou os níveis de água do rio Mackenzie tão baixos, o que impossibilita a sua navegação.

O premiê dos Territórios do Noroeste, RJ Simpson, lançou o assunto nas discussões da reunião e pediu apoio federal para as comunidades que dependem do maior rio do Canadá, para acesso a bens essenciais e alimentos, além de financiamento urgente para construir a proposta da estrada regional Mackenzie Valley, como alternativa ao transporte fluvial.

Após a reunião dos premieres em Halifax, a British Columbia e Alberta foram dominadas pelo crescente registo do número de incêndios ativos e que deixaram um rasto de destruição.

Face a estes registos, Blair Feltmate, diretor do Intact Centre on Climate Adaptation da Universidade de Waterloo, a 24 de julho, pressionou a atuação dos premieres e disse que a discussão não é suficiente. Acrescentou que todos os níveis de governo precisam tratar o aumento dos desastres naturais relacionados às mudanças climáticas como uma crise e promulgar rapidamente estratégias de mitigação antes que as coisas piorem.

Feltmate disse, ainda, que medidas concretas para mitigação de incêndios florestais estão incluídas na estratégia federal de prevenção e mitigação de incêndios florestais, que foi divulgada por Ottawa a 5 de junho. O Intact Centre on Climate Adaptation também lançou guias para indivíduos mitigar riscos de incêndios florestais, calor extremo e inundações.