
Locarno, SuÃça, 10 jul 2024 (Lusa) – “Fogo do Vento”, a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Marta Mateus, foi selecionada para a competição internacional da 77.ª edição Festival de Cinema de Locarno, na SuÃça, que vai decorrer de 07 a 17 de agosto.
O anúncio foi feito hoje pelo diretor artÃstico do festival, Giona A. Nazzaro, na apresentação da programação, em Locarno.
“Fogo do Vento” é um dos 17 filmes selecionados para a competição internacional e o único português na mais importante secção do festival.
A primeira longa-metragem de Marta Mateus é uma coprodução da portuguesa Clarão Companhia, da realizadora e do cineasta Pedro Costa, com a suÃça Casa Azul Films e a francesa Les Films d’Ici. “Fogo do Vento” sucede à premiada curta-metragem “Farpões Baldios”, estreada no Festival de Cannes, na Quinzena dos Cineastas, em 2017.
Para a secção Cineastas do Presente foi selecionado o filme “Hanami”, da realizadora portuguesa de origem cabo-verdiana Denise Fernandes, formada na SuÃça.
“Hananimi” é uma co-produção luso-suÃça, com participação da Alina Film, da Televisão SuÃça-Italiana e da portuguesa O Som e a Fúria.
Extra-concurso será exibido em Locarno “Cartas Telepáticas”, de Edgar Pêra, filme que relaciona as obras literárias de H.P. Lovecraft e Fernando Pessoa.
MAG // NS
Lusa/Fim



