
Coimbra, 05 jul 2024 (Lusa) — O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, lamentou hoje os constrangimentos registados no Portal das MatrÃculas, estimando que, no próximo ano letivo, seja possÃvel ter “um processo de matrÃculas normalizado”.
“No caso do Portal das MatrÃculas, de facto, lamentamos muito que estes problemas se repitam ano após ano. Esperamos que no próximo ano consigamos ter um processo de matrÃculas normalizado”, evidenciou.
Fernando Alexandre falava à margem da inauguração da UC Factory Lab, uma unidade da Universidade de Coimbra que reproduz o ambiente de uma fábrica moderna.
O Governo decidiu prolongar novamente, até segunda-feira, o prazo para a realização de matrÃculas escolares para que os alunos do ensino artÃstico especializado público tenham mais tempo para se inscrever, indicou à agência Lusa o Ministério da Educação.
Segundo o ministério, houve “falhas de comunicação” por parte do Instituto de Gestão Financeira da Educação, que gere o Portal das MatrÃculas, “nas instruções à s escolas para o carregamento de ofertas no âmbito do ensino artÃstico especializado”.
“O adiamento do prazo serve para permitir que os alunos do ensino artÃstico especializado e as suas famÃlias tenham mais tempo de realizar as matrÃculas de forma tranquila”, justificou a tutela à agência Lusa.
Na sua passagem por Coimbra, o governante falou ainda sobre o concurso de professores, que “está a seguir os prazos que estavam fixados”.
“Penso que vamos conseguir até que sejam publicados mais cedo do que o ano passado, por isso, penso que não será um problema”, referiu.
CMM (ER/MCA) // CMP
Lusa/fim



