
Os senhorios de Ontário poderão aumentar as rendas até 2,5% no próximo ano, de acordo com as diretrizes de aumento, publicadas pelo governo de Doug Ford, na primeira semana de julho de 2024.
O aumento da taxa é o mesmo utilizado em cada um dos últimos dois anos e é, atualmente, a “taxa mais baixa do país”, de acordo com um comunicado do governo, que acrescenta que, sem o limite, o aumento teria sido de 3,1% devido à recente taxa de inflação.
Em 2021, durante a pandemia, o Governo fixou o limite de aumento das rendas em zero e aumentou-o para 1,2% em 2022.
Jessica Bell, crítica da habitação do NDP de Ontário, afirma que a atual crise da habitação não tornou mais caro alugar ou possuir uma casa em Ontário.
“Os conservadores tiveram seis anos para resolver a crise da habitação e falharam”, afirmou num comunicado. “A sua recusa em trazer de volta um controlo significativo das rendas e permitir que as rendas provinciais continuem a aumentar três vezes mais do que as diretrizes de aumento das rendas diz-nos claramente que não têm qualquer intenção de tornar a vida mais acessível para os inquilinos.”
O controlo das rendas só se aplica às unidades ocupadas pela primeira vez por qualquer pessoa, e não apenas pelo atual inquilino, antes de 15 de novembro de 2018. Para as unidades que chegaram ao mercado depois, não há limite para o aumento anual da renda.
Os senhorios também podem requerer ao Landlord and Tenant Board (LTB) aumentos superiores a 2,5 por cento. Devem, também, notificar os inquilinos, por escrito, com pelo menos 90 dias de antecedência de um aumento de renda e não estão autorizados a aumentar a renda mais de uma vez por ano.
Os inquilinos que considerem ter recebido um aumento de renda indevido podem solicitar uma correção junto da LTB.