
Lisboa, 26 jun 2024 (Lusa) — A portuguesa PatrÃcia Mamona, medalha de prata no triplo salto em Tóquio2020, vai falhar os Jogos OlÃmpicos Paris2024, depois de não conseguir participar em provas para fazer os mÃnimos, confirmou o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
“Não teve nenhuma competição até agora nos últimos tempos. Obviamente, não tem treinado ao melhor nÃvel e, infelizmente, confirma-se aquilo que já Ãamos prevendo”, lamentou Jorge Vieira, em declarações à agência Lusa.
PatrÃcia Mamona, de 35 anos, tinha de conseguir marca de qualificação até ao final de junho, com os Nacionais do fim de semana a serem a derradeira possibilidade, mas a atleta do Sporting não está sequer inscrita.
“Era, infelizmente, o que esperávamos. Mas não há nada a fazer, é assim, o desporto também é isto. A vida dos atletas nunca é 100% facilitada. Têm sempre de ultrapassar alguns obstáculos e alguns não se conseguem ultrapassar e este é um deles”, disse Jorge Vieira.
O presidente da FPA diz que a ausência de PatrÃcia Mamona será uma baixa de peso na comitiva portuguesa aos Jogos OlÃmpicos Paris2024, que se disputam de 26 de julho a 11 de agosto.
“É uma medalhada olÃmpica, é uma atleta que atingiu um nÃvel elevadÃssimo. Para nós, sempre foi uma atleta vital na nossa representação internacional. Portanto, é uma confirmação, mas afeta-nos sempre. É triste, em primeiro lugar para a atleta, para o seu treinador, para o seu clube, mas para o atletismo é uma falta importante”, referiu.
NFO // AMG
Lusa/Fim



