
Guimarães, Braga, 04 jun 2024 (Lusa) — O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje que está na altura de Portugal reconhecer “de imediato” o Estado da Palestina, considerando que seria um “sinal polÃtico importante” e um contributo para a paz no Médio Oriente.
No arranque de um discurso num comÃcio das europeias em Guimarães, Pedro Nuno Santos apontou para uma bandeira palestiniana que estava colocada numa varanda do largo no centro da cidade vimaranense.
“Neste momento difÃcil para a vida de todos os palestinianos é importante que nós sejamos coerentes. Se nós defendemos a existência de dois estados, nós não nos podemos ficar pelo reconhecimento de apenas um dos dois estados. Nós temos que reconhecer também de imediato o Estado da Palestina”, apelou.
Para o lÃder do PS, Portugal deve juntar-se a “Espanha e a outros paÃses que já o fizeram e já reconheceram o estado da Palestina”, sendo esta uma ação “contra a duplicidade moral”.
“É altura de Portugal dar esse passo, é um sinal polÃtico importante que devemos dar ao mundo, que devemos a Israel, é o contributo que nós podemos dar à paz no Médio Oriente”, defendeu.
Este momento levou a uma ovação de pé dos presentes no comÃcio ao ar livre.
JF // NS
Lusa/fim



