
Genebra, SuÃça, 21 abr 2024 (Lusa) – A Presidente suÃça, Viola Amherd, escreveu uma carta ao homólogo russo, Vladimir Putin, convidando-o “a dialogar em tempos difÃceis”, num momento em que está em preparação uma grande conferência de paz na Ucrânia, organizada pelas autoridades de Berna.
Um porta-voz do Ministério da Defesa suÃço confirmou o envio da carta, na qual Amherd explica a Putin a posição da SuÃça sobre o respeito do direito internacional, dos direitos humanos e dos princÃpios universais estabelecidos na carta fundadora das Nações Unidas, que propõe usar como uma base na busca da paz.
A SuÃça convocou uma conferência internacional de paz para meados de junho, na qual estará presente o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e que também poderá contar com a presença do chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, entre outros lÃderes mundiais.
No entanto, a Rússia não foi convidada para esta reunião de alto nÃvel, que o próprio Putin criticou depois de observar que nada pode ser decidido em relação à guerra na Ucrânia sem a participação de Moscovo.
O desconforto da Rússia com a reunião foi ainda mais evidente numa declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, que descreveu a SuÃça como um “paÃs hostil”, considerando que abandonou o princÃpio da neutralidade que tradicionalmente norteou a sua polÃtica externa e que por esta razão não é adequada para promover um processo de paz.
Confrontada com a guerra na Ucrânia, a SuÃça seguiu as polÃticas de sanções económicas da União Europeia contra a Rússia, que o Kremlin interpretou como uma perda de neutralidade.
A carta da Presidente suÃça é conhecida um dia depois de a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ter aprovado um pacote de ajuda militar e financeira à Ucrânia no valor de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros), que poderá dar um novo impulso à s forças de Kiev para enfrentar a invasão russa.
HB // JPS
Lusa/Fim



