
Atenas, 16 abr 2024 (Lusa) — A chama olÃmpica foi hoje acesa na antiga cidade de OlÃmpia e começou agora um longo périplo até à chegada a Paris para os Jogos OlÃmpicos de 2024, que começam daqui a 101 dias.
Após duas edições — Jogos Tóquio2020 e de inverno Pequim2022 — em que a cerimónia foi afetada pela covid-19, o acender da chama recuperou o seu simbolismo e grandiosidade, com mais um milhar de pessoas a assistir, entre as quais o presidente do Comité OlÃmpico Internacional (COI), Thomas Bach.
Junto à s ruÃnas com 2.600 anos do templo a Hera, a ‘suma sacerdotisa’, interpretada pela atriz grega Mary Mina e vestida com um traje tradicional da Grécia Antiga, acendeu a pira, com recurso ao sol e a um espelho cilÃndrico, num processo que já era conhecido pelos gregos da antiguidade.
No final da cerimónia, a ‘suma sacerdotisa’ pousou a chama numa das pedras das ruÃnas do templo da antiga cidade que é considerada o berço dos Jogos da Antiguidade e acendeu a tocha que estava nas mãos de Stefanos Douskos.
O remador grego, medalha de ouro em Tóquio2020, começou o percurso da tocha com um ramo de oliveira na mão e depois de ser libertada uma pomba branca, sÃmbolos da paz, passando-a depois à ex-nadadora Laure Manaudou, após passar junto ao monumento a Pierre de Coubertin, pai dos Jogos OlÃmpicos da era moderna.
A campeã olÃmpica dos 400 metros livres em Atenas2004 será a primeira francesa a transportar a tocha olÃmpica para os Jogos Paris2024, que se disputam de 26 de julho a 11 de agosto.
O percurso da chama vai agora percorrer durante 11 dias a Grécia antes de partir para Paris, num caminho com passagens por vários locais históricos franceses, assim como pela Polinésia Francesa, onde se vão disputar as provas de surf.
NFO // PFO
Lusa/Fim



