
Jerusalém, 14 abr 2024 (Lusa) – Israel afirmou hoje que 99% dos mais de 300 ‘drones’ e mÃsseis disparados pelo Irão, no ataque de sábado à noite, foram intercetados, e que a defesa israelita foi um “êxito estratégico muito significativo”.
Teerão disparou 170 ‘drones’, mais de 30 mÃsseis de cruzeiro e mais de 120 mÃsseis balÃsticos, disse o contra-almirante israelita Daniel Hagari.
Vários mÃsseis balÃsticos atingiram território israelita, causando pequenos danos numa base aérea, indicou ainda Hagari, notando que o resultado da defesa foi um “êxito estratégico muito significativo”
Socorristas disseram que uma menina de sete anos ficou gravemente ferida numa localidade beduÃna no sul de Israel, aparentemente num ataque de mÃssil, embora tenham referido que a polÃcia ainda está a investigar as circunstâncias dos ferimentos, informou a agência de notÃcias Associated Press.
O serviço israelita de emergência médica Magen David Adom já tinha dado conta de um outro ferido grave, um rapaz de 10 anos atingido por estilhaços depois de a defesa antiaérea ter intercetado um ‘drone’ lançado pelo Irão, perto da cidade israelita de Arad, também no sul de Israel.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, declarou no sábado à noite que as forças dos Estados Unidos ajudaram a abater “quase todos” os ‘drones’ e mÃsseis disparados pelo Irão contra Israel.
O Irão lançou o ataque de sábado à noite em resposta ao bombardeamento do consulado de Teerão em Damasco, SÃria, a 01 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana e seis cidadãos sÃrios.
Trata-se do primeiro ataque direto da República Islâmica do Irão contra o território de Israel, inimigo declarado.
Biden disse ter falado entretanto ao telefone com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para reafirmar “o compromisso inabalável dos Estados Unidos com a segurança de Israel”.
CAD (APN) // CAD
Lusa/Fim



