
Roma, 30 mar 2024 (Lusa) — O Papa Francisco vai participar hoje à noite na VigÃlia Pascal na BasÃlica de São Pedro, depois de ter cancelado a sua participação na Via-Sacra na sexta-feira para “preservar a sua saúde”, confirmou o Vaticano.
O Papa, de 87 anos, deverá presidir à s 19:30 (18:30, em Lisboa) à VigÃlia Pascal na BasÃlica de São Pedro, perante milhares de peregrinos de todo o mundo.
“Para preservar a sua saúde, tendo em vista a vigÃlia de amanhã [sábado] e a missa de domingo de Páscoa, o Papa Francisco seguirá a Via-Sacra a partir da Casa Santa Marta, onde reside”, lia-se num comunicado divulgado na sexta-feira pela Santa Sé.
Fonte do Vaticano esclareceu à agência France-Presse (AFP) que se tratou de “uma simples medida de precaução”, garantindo que a saúde do lÃder da Igreja Católica, que parecia “em boa forma” nas últimas horas, não suscitou “nenhuma preocupação particular”.
Já no ano passado, o Papa Francisco não presidiu à Via-Sacra, devido ao frio intenso que estava em Roma, numa altura em que recuperava de uma bronquite que o obrigou a ser hospitalizado.
No domingo, Francisco é esperado na missa de Páscoa na Praça de São Pedro, à s 10:00 (09:00, em Lisboa), e depois na mensagem de Páscoa e na bênção “Urbi et Orbi” na varanda central da BasÃlica de São Pedro, à s 12:00 (11:00, em Lisboa).
JML (JRS) // MLL
Lusa/Fim



