
Moscovo, 30 jan 2024 (Lusa) — A Rússia apelou hoje para um desanuviamento das tensões depois de os Estados Unidos terem prometido responder a um ataque atribuÃdo a grupos pró-iranianos que matou três soldados norte-americanos na Jordânia no domingo.
“Consideramos que o nÃvel de tensão é muito alarmante e que chegou o momento de tomar medidas para desanuviar as tensões”, disse o porta-voz da presidência russa sobre o risco de retaliação contra o Irão.
O regime de Teerão é um dos aliados de Moscovo.
Dmitri Peskov acrescentou que a adoção de medidas de desanuviamento “é a única forma de evitar que outros conflitos, em particular no Médio Oriente, se alastrem ainda mais”, segundo a agência francesa AFP.
O ataque com um ‘drone’ no domingo teve como alvo uma base logÃstica norte-americana no meio do deserto da Jordânia, na fronteira com o Iraque e a SÃria.
O ataque provocou três mortos e dezenas de feridos, segundo o exército norte-americano.
Os Estados Unidos prometeram na segunda-feira tomar as represálias apropriadas, enquanto o Irão negou qualquer envolvimento, num contexto regional volátil devido à guerra entre Israel e o Hamas.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está a ser pressionado internamente para responder à morte de militares norte-americanos, evitando ao mesmo tempo provocar uma escalada regional.
A atual guerra no Médio Oriente opõe Israel e o Hamas, e foi desencadeada por um ataque do grupo extremista palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro.
A guerra desencadeou uma reação de movimentos anti-israelitas, como a milÃcia libanesa Hezbollah ou os huthis do Iémen, provocando o receio do alastramento do conflito.
PNG // APN
Lusa/Fim



