
Praia, 08 nov 2023 (Lusa) — O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse hoje ter ficado surpreendido com a demissão de António Costa, que considera ter tido um papel importante na elevação das relações entre os dois paÃses.
“Surpresa, sim. Ontem falei com ele ao telefone e reafirmei aquilo que tem sido uma apreciação muito positiva nas nossas relações de excelência, de parceria entre Cabo Verde e Portugal”, referiu à Lusa, na Praia, à entrada para um debate parlamentar.
Ulisses Correia e Silva disse que António Costa “teve um papel importante nos últimos anos, enquanto primeiro-ministro, na elevação desse nÃvel de parceria” entre os dois paÃses.Â
O chefe de Governo cabo-verdiano elege como “ponto alto” desses entendimentos, o acordo de conversão da dÃvida bilateral de Cabo Verde a Portugal em financiamento climático e ambiental, um acordo “que tem tido um impacto muito grande a nÃvel Internacional como um bom exemplo”.Â
“São aspetos a capitalizar a favor das nossas relações e particularmente do empenho muito pessoal de António Costa”, acrescentou.Â
O primeiro-ministro de Cabo Verde descartou ainda qualquer receio sobre um eventual impacto da crise polÃtica na cooperação bilateral. “Não, não, nós temos relações muito resilientes”, respondeu.Â
As relações “são independentes de ciclos polÃticos”, acrescentou o chefe do Governo.Â
“Outros ciclos da governação temos tido, ao longo dos anos”, mas existe “uma forte parceria com Portugal e vai continuar”, concluiu.
Na terça-feira, o primeiro-ministro português pediu a sua demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que a aceitou, após o Ministério Público revelar que o chefe do Governo é alvo de uma investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre os projetos de lÃtio e hidrogénio.
Marcelo Rebelo de Sousa convocou para hoje os partidos para uma ronda de audiências no Palácio de Belém, em Lisboa, e vai reunir o Conselho de Estado na quinta-feira.
LFO // VM
Lusa/Fim
Â



