
Lisboa, 30 out 2023 (Lusa) — As exportações de bens diminuÃram 8,8% e as importações recuaram 12,3% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo perÃodo de 2022, registando-se o segundo trimestre consecutivo de decréscimos, divulgou hoje o INE.
“No terceiro trimestre de 2023, a estimativa rápida do comércio internacional de bens aponta para diminuições, em termos nominais, de 8,8% e 12,3% nas exportações e importações, respetivamente, em relação ao perÃodo homólogo”, aponta o Instituto Nacional de EstatÃstica (INE).
Este é o segundo trimestre consecutivo com decréscimos nas transações de bens, acentuando-se face ao perÃodo entre abril e junho, quando foram registadas quedas de 4,7% nas exportações e de 6,4% nas importações.
Desde o terceiro trimestre de 2022 que este indicador tem registado abrandamentos.
No primeiro trimestre de 2023, as exportações e as importações tinham aumentado, em termos homólogos, 13,0% e 8,9%, respetivamente.
Esta estimativa rápida é incorporada no cálculo da estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais do INE e será atualizada no próximo destaque mensal das estatÃsticas do comércio internacional.
JO (LT) // JNM
Lusa/Fim



