
Redação, 16 ago 2023 (Lusa) — A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) vê com “muita preocupação” o anúncio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) de cortes nos patrocÃnios a partir de 2024, que deixa as federações em “situação ainda mais difÃcil”.
“Vemos esta medida com muita preocupação, uma vez que se trata do único patrocinador que investia na nossa modalidade, com um retorno. Muita preocupação também, porque a situação financeira da federação não é a mais saudável e este valor combatia o subfinanciamento por parte da administração pública desportiva”, lamentou o presidente da FPC, VÃtor Félix.
Em declarações à Lusa, o dirigente falou de uma verba anual “entre os 60 e 70 mil euros”, que, entre outras coisas, “permitia aumentar e elevar” a participação da canoagem em competições internacionais nos mais diversos escalões, dar “maior qualidade” aos campeonatos nacionais e provas internacionais que a federação organiza, além de “mexer com a preparação olÃmpica”, para a qual o apoio tem sido vital.
A SCML enviou cartas à s federações e comités olÃmpico e paralÃmpico dando-lhes conta de uma revisão da polÃtica de patrocÃnios, garantindo o cumprimento dos contratos em vigor, sem se comprometer com o futuro.
Apesar de a notÃcia não ser boa para as federações em qualquer circunstância, VÃtor Félix entende que este “não é o timing correto” para a SCML tomar e comunicar esta decisão, tendo em conta que a maioria das federações estão em fase decisiva de apuramentos para os Jogos OlÃmpicos e ParalÃmpicos.
“Temo que vá mexer, prejudicar a preparação dos nossos atletas”, assumiu, recordando que na próxima semana a canoagem vai ter o seu mundial de qualificação para Paris2024, que terá uma segunda fase, continental, em abril-maio de 2024.
VÃtor Félix manifestou ainda uma apreensão adicional, a de que as debilidades financeiras da SCML atinjam um nÃvel superior, nomeadamente o financiamento ao próprio IPDJ, através do qual o Estado apoia diretamente as federações, que provém igualmente dos jogos da Santa Casa.
“A nossa preocupação aumenta, porque grande parte do financiamento ao desporto provém indiretamente dos jogos sociais e online. Se a instituição passa graves problemas financeiros, temo pelo que pode ser o apoio à s federações através do IPDJ no próximo ano, uma vez que a receita deste organismo também provém dos jogos sociais da SCML”, completou.
Entre as entidades apoiadas pelos Jogos Santa Casa, de acordo com a lista publicada no seu site, constam o Comité OlÃmpico de Portugal (COP), o Comité ParalÃmpico de Portugal (CPP), a Confederação do Desporto de Portugal (CDP), as federações de equestre, motociclismo, andebol, atletismo, canoagem, ciclismo, futebol, ginástica, judo, natação, patinagem, remo, râguebi, surf, ténis de mesa, triatlo, voleibol e de desporto para pessoas com deficiência.
RBA // VR
Lusa/Fim



