
Lisboa, 09 ago 2023 (Lusa) – A bolsa de Lisboa encerrou hoje a sessão em alta, com o Ãndice PSI a subir 0,40% para 6.059,70 pontos e a acompanhar os ganhos dos Ãndices das principais bolsas europeias.
Das 16 cotadas que integram o PSI, 11 fecharam em alta, três em baixa e duas inalteradas.
A Ibersol (2,69% para 6,88 euros) e a Galp (2,23% para 12,38 euros) foram as que mais subiram.
Nas descidas, a Jerónimo Martins liderou e caiu 0,74% para 24,22 euros.
As principais bolsas europeias fecharam positivas, a recuperar das descidas da sessão anterior. Frankfurt subiu 0,49%, Madrid 0,57%, Paris 0,72%, Londres 0,80% e Milão registou uma subida mais acentuada de 1,31%, depois de a Itália ter limitado o imposto sobre o rendimento extraordinário do setor bancário a 0,1% dos ativos de cada instituição.
Na segunda-feira à noite, o Governo italiano anunciou a aprovação inesperada de “uma regra de equidade social” para tributar “os lucros extra dos bancos em 2023”, o que provocou a queda das ações dos bancos italianos e dos bancos europeus na sessão de terça-feira.
EO (MC) // EA
Lusa/fim



