
BrasÃlia, 19 jul 2023 (Lusa) – A primeira Constituição do Brasil traduzida para uma lÃngua indÃgena foi hoje lançada, visando promover a igualdade e os direitos destes povos, anunciou a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
O anuncio foi feito em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, por Rosa Weber, num evento organizado pela Federação das Organizações IndÃgenas do Rio Negro
O idioma escolhido para a Constituição foi o nheengatu, conhecido como o tupi moderno, numa iniciativa que visa promover os direitos dos povos indÃgenas no âmbito da Década Internacional das LÃnguas IndÃgenas (2022-2032) das Nações Unidas, explicou o STF.
A tradução foi feita por indÃgenas bilÃngues da região do Alto Rio Negro e Médio Tapajós.
“Ao traduzir a nossa Lei Maior ao idioma nheengatu, preservado por inúmeras comunidades distribuÃdas por toda a Região Amazônica, buscamos efetivar a igualdade em sentido substantivo, assegurando o acesso à informação e à justiça e permitindo que os povos indÃgenas conheçam os direitos, os deveres e os fundamentos éticos e polÃticos que dão sustentação ao nosso Estado democrático de Direito”, afirmou Rosa Weber, numa nota divulgada pelo STF.
Â
MIM // JH
Lusa/Fim



