
Seul, 19 mar 2023 (Lusa) — O lÃder norte-coreano Kim Jong-Un dirigiu durante dois dias exercÃcios militares “simulando um contra-ataque nuclear” e envolvendo um lançamento de mÃssil balÃstico equipado com uma “ogiva nuclear falsa”.
A informação foi avançada esta noite pela agência estatal da Coreia do Norte, KCNA, recebida em Seul.
Kim Jong-Un afirmou-se satisfeito depois dos exercÃcios do fim de semana, segundo a KCNA.
Foi a quarta demonstração de força de Pyongyang numa semana, ao mesmo tempo que Seul e Washington conduzem os maiores exercÃcios militares conjuntos em cinco anos.
A Coreia do Norte considera todos os exercÃcios do género como ensaios para uma invasão do seu território e tem advertido repetidamente que responderá de forma “esmagadora”.
“O mÃssil foi equipado com uma ogiva que simulava uma ogiva nuclear”, disse a KCNA.
Na quinta-feira, Pyongyang disparou um mÃssil balÃstico intercontinental (ICBM) Hwasong-17, o mais poderoso do seu arsenal, na presença do lÃder Kim Jong-Un e da filha, pouco antes de uma visita ao Japão do Presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol.
Afastados durante anos devido a um contencioso histórico, os dois paÃses vizinhos retomaram as conversações ao mais alto nÃvel e decidiram apresentar uma frente unida face à Coreia do Norte.
Este foi o segundo teste ICBM de Pyongyang este ano, que a KCNA descreveu na altura como uma resposta aos exercÃcios militares “frenéticos” da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.
O teste seguiu-se ao lançamento de dois mÃsseis balÃsticos de curto alcance na terça-feira e de dois mÃsseis estratégicos de cruzeiro de um submarino no dia 12.
FP // VAM
Lusa/fim



