
Ancara, 13 fev 2023 (Lusa) — Um rapaz de 13 anos foi resgatado com vida após 182 horas sob os escombros num edifÃcio na provÃncia turca de Hatay, que ruiu há precisamente uma semana durante os devastadores sismos que assolaram a Turquia e a SÃria.
O resgate do jovem, Kaan, foi transmitido em direto pela estação de televisão local Halk TV e é mais um dos que continuam a ocorrer a conta-gotas entre os milhares de edifÃcios que ruÃram na sequência dos terramotos e respetivas réplicas, com os especialistas a estimarem que estarão sob os escombros até 155.000 vÃtimas.
Quatro horas antes, uma mulher de 70 anos e outra de 26 anos tinham sido resgatadas com vida, após 178 horas de resistência. Ambos os casos ocorreram em Antáquia, capital da provÃncia de Hatay.
Mais a norte, na provÃncia de Adiyaman, uma menina de seis anos também foi salva hoje de manhã, após 176 horas nos escombros.
Segundo especialistas, as baixas temperaturas, que nestes dias estiveram próximas de zero graus, até mesmo na provÃncia de Hatay – a mais austral das afetadas pelo terremoto – podem favorecer a sobrevivência, porque retardam a desidratação.
A maioria dos resgates nos últimos dois dias, que a imprensa turca qualifica de “milagrosos”, ocorreu em Hatay, uma das áreas com maior nÃvel de destruição por estar localizada em cima de uma falha geológica, apesar da distância do epicentro do sismo.
Segundo os dados hoje divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os sismos que devastaram há uma semana o sul da Turquia e o noroeste da SÃria causaram pelo menos 40.943 mortes — 31.643 mortos na Turquia e cerca de 9.300 na SÃria.
Na SÃria, paÃs assolado por uma guerra civil desde 2011, indicou a OMS, cerca de 4.800 pessoas morreram nas áreas controladas pelo regime do Presidente Bashar al-Assad, enquanto nas áreas controladas pelos rebeldes foram contabilizadas cerca de 4.500 vÃtimas mortais.
Â
JSD // PDF
Lusa/Fim



