
Coimbra, 06 nov 2022 (Lusa) — O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, evitou hoje comentar a saÃda de Jerónimo de Sousa da liderança do PCP, optando por realçar que o histórico dirigente comunista “foi sempre muito cordial”.
Em declarações aos jornalistas, em Coimbra, o lÃder demissionário da IL disse que “não gosta de comentar” a vida interna de outros partidos, para justificar a recusa parcial em reagir à substituição de Jerónimo de Sousa por Paulo Raimundo, no cargo de secretário-geral do PCP, que o antigo operário metalúrgico exercia há 18 anos.
Ainda assim, João Cotrim Figueiredo enfatizou algumas diferenças ideológicas entre a IL e o PCP, alegando que o mais antigo partido português “continua a apoiar ditaduras”, 101 anos depois da sua fundação, em 1921, e em geral regimes “que violam os direitos humanos”.
“Não é um partido democrático e não gostaria de comentar a sucessão de Jerónimo de Sousa sem deixar isso claro”, concluiu.
No sábado, o Comité Central (CC) do PCP indicou o nome de Paulo Raimundo para substituir Jerónimo de Sousa, mas a proposta para novo lÃder será votada, no dia 12, em reunião da direção do CC, após conclusão dos trabalhos do primeiro dia da Conferência Nacional.
CSS // ZO
Lusa/Fim



