
Machico, Madeira, 03 set 2022 (Lusa) — O presidente do Governo Regional da Madeira considerou hoje ‘ilegitimas’ as crÃticas feitas pelo Juntos Pelo Povo (JPP) ao seu executivo em matéria de redução fiscal, acusando os autarcas que governam Santa Cruz de aplicarem taxas ilegais.
“O Governo [Regional da Madeira] tem feito a redução fiscal ao contrário da JPP em Santa Cruz, onde tem aplicado taxas ilegais, como a da proteção civil”, declarou o chefe do executivo madeirense .
Miguel Albuquerque reagia, na Festa da Uva e do Agricultor, que se realiza este fim de semana na freguesia do Porto Cruz, à s declarações do secretário-geral e deputado do JPP, Élvio Sousa, no convÃvio que este partido realizou hoje na freguesia de Gaula para assinalar a rentrée polÃtica.
Élvio Sousa considerou que o presidente do Governo Regional está a “esbanjar o dinheiro dos madeirense”, sustentando que não é com ‘bitcoins’ que se consegue baixar o elevado custo de vida.
O dirigente do JPP defendeu que Miguel Albuquerque e o seu governo de coligação PSD/CDS têm, neste momento, “a faca e o queijo na mão” para promover a redução fiscal.
“Neste momento, se há partido que não tem qualquer legitimidade para falar sobre a redução de impostos é exatamente um partido que não só aplica impostos elevados em Santa Cruz, como aplica impostos ilegais e não esclarece como são aplicadas” as receitas dessas taxas, respondeu o chefe do executivo madeirense.
Albuquerque mencionou também a situação da taxa turÃstica que é aplicada no concelho de Santa Cruz, reforçando que a lei determina que as receitas sejam afetas à realização de infraestruturas relacionadas com este setor.
Sobre a produção da uva americana naquela freguesia do norte da Madeira, o responsável recordou que a sua comercialização é proibida pela União Europeia, mas, apontou que “tem potencial para vinho de mesa para consumo local e familiar”.
Também elogiou “a dinâmica turÃstica” da freguesia do Porto da Cruz.
AMB//CFF
Lusa/fim



