
Moscovo, 29 ago 2022 (Lusa) — O Kremlin estima que a economia da Rússia registe uma contração inferior a 3% durante 2022, enquanto a queda para o próximo ano deverá ser inferior a 1%, segundo as perspetivas divulgadas hoje pelo vice-primeiro-ministro do paÃs, Andrey Belousov.
O governante indicou que estes números são melhores do que o esperado e criam “boas condições” para que os rendimentos reais dos cidadãos e as receitas ficais do Estado cresçam.
Apesar da guerra na Ucrânia e das sanções internacionais contra Moscovo, os números são melhores do que o esperado.
No final de julho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou uma queda de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia este ano, enquanto em 2023 a queda seria de 3,5%.
No seu último relatório mensal, divulgado no inÃcio deste mês, a Agência Internacional de Energia explicou que, até julho, a produção de petróleo havia caÃdo apenas 310 mil barris por dia em comparação com os nÃveis anteriores à guerra. A produção do paÃs é superior a 11 milhões de barris diários.
A economia russa registou um crescimento homólogo de 3,5% no primeiro trimestre deste ano, enquanto no segundo registou uma contração de 4%, segundo os últimos dados divulgados pela agência de estatÃstica russa Rosstar.
Os dados do Executivo russo também representam uma melhoria face à s estimativas do Banco da Rússia, que em julho manifestou a sua confiança de que a contração do PIB em 2022 seria menos intensa do que se temia no inÃcio, limitando-a a um intervalo de entre 4% e 6%, enquanto para 2023 oscilaria entre 4% e 1% para voltar a crescer em 2024, com uma expansão estimada de entre 1,5% e 2,5%.
JML // MSP
Lusa/Fim



