
Rio de Janeiro, Brasil, 07 ago 2022 (Lusa) — A polÃcia brasileira disse hoje que deteve o cônsul da Alemanha no Rio de Janeiro, Uwe Herbert Hahn, suspeito de ter assassinado o marido belga, na sua casa, no bairro carioca de Ipanema.
Segundo a France-Presse (AFP), Uwe Herbert Hahn disse às autoridades que o marido, Walter Biot, de nacionalidade belga, desmaiou repentinamente na noite de sexta-feira, batendo com a cabeça, o que lhe teria provocado a morte.
Contudo, de acordo com as primeiras análises ao corpo, feitas no apartamento do casal no bairro nobre de Ipanema, a vÃtima terá sido espancada com violência.
“A versão dos factos dada pelo cônsul, segundo a qual a vÃtima caiu, é incompatÃvel com as conclusões dos peritos”, avançou a agente Camila Lourenço, numa publicação nas redes sociais da polÃcia local.
De acordo com as autoridades, “foram observados vários hematomas, inclusivamente no tronco, correspondentes a lesões infligidas por atropelamento, bem como lesões correspondentes a um ataque com objeto cilÃndrico”.
Na conta do Instagram da polÃcia local foram publicadas fotografias do que parecem ser manchas de sangue no chão e nos móveis do apartamento do casal.
De acordo com os meios de comunicação social locais, o cônsul alemão tentou limpar a cena do crime antes de a polÃcia chegar.
Uwe Herbert Hahn disse ainda à polÃcia que o marido abusava de bebidas alcoólicas e tomava comprimidos para dormir.
Walter Biot estava a uma semana de completar 53 anos, de acordo com uma fotografia do seu bilhete de identidade, publicada pela imprensa brasileira.
A Embaixada da Alemanha em BrasÃlia não respondeu, até ao momento, aos pedidos de informação da AFP.
MPE // ZO
Lusa/Fim



