
Porto, 12 abr 2022 (Lusa) — O Presidente da República da Bulgária afirmou hoje, no Porto, apoiar “incondicionalmente” o inÃcio das negociações para a adesão da Albânia à União Europeia (UE).
“Na semana passada, o Presidente da Albânia esteve em visita à Bulgária e declarei a nossa posição, nomeadamente que apoiamos incondicionalmente o inÃcio das negociações para a adesão da Albânia à União Europeia”, disse Rumen Radev aos jornalistas numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito de uma visita a Portugal.
A 07 de abril, o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, disse que o seu paÃs vai iniciar sozinho as negociações de adesão ao bloco comunitário, afastando uma proposta conjunta com a Macedónia do Norte.
A Albânia e a Macedónia do Norte cumpriram os critérios exigidos para o arranque de negociações para ingressar na UE, mas, em 2020, a Bulgária vetou o inÃcio do processo dos macedónios, alegando que não tinham honrado partes de um acordo de amizade de 2017, nomeadamente em relação à história e idioma compartilhados.
Como as propostas dos dois paÃses estão vinculadas e o inÃcio das negociações de adesão requer a aprovação unânime dos 27 paÃses da UE, o veto também impediu a Albânia de avançar.
O primeiro-ministro albanês disse agora que vai pedir a separação do processo com a Macedónia do Norte, se a Bulgária continuar a bloquear o inÃcio das negociações.
SVF/JCR (RJP) // SCA
Lusa/Fim



