
Kiev, 03 abr 2022 (Lusa) — Os corpos de 57 pessoas foram encontrados numa vala comum na cidade de Busha, recapturada recentemente pelos ucranianos ao exército russo, afirmou o chefe da proteção civil local à agência France-Presse.
A agência de notÃcias France-Presse esteve no local, relatando que eram visÃveis uma dúzia de cadáveres, alguns apenas parcialmente enterrados.
“Aqui nesta longa vala, estão enterradas 57 pessoas”, afirmou o chefe da proteção civil local, Serhii Kaplytchny, que organizou a retirada dos corpos.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, já tinha denunciado hoje um “massacre deliberado” na cidade de Busha, onde muitos cadáveres estão a ser descobertos.
“O massacre de Busha foi deliberado. Os russos querem eliminar o maior número possÃvel de ucranianos. Devemos prendê-los e expulsá-los. Exijo novas sanções devastadoras do G7 AGORA”, publicou o ministro na rede social Twitter.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vÃtimas civis ser muito maior.
A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em paÃses vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.
A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e polÃticas a Moscovo.
JGA//RBF
Lusa/Fim



