
Berlim, 06 fev 2022 (lusa) – O ministro das finanças alemão avisou hoje que a NATO e a União Europeia iriam enfrentar com “determinação férrea” qualquer agressão russa contra a Ucrânia, recusando-se a explicar o tipo de reação, para impedir Moscovo de se preparar taticamente.
“Uma violação da integridade territorial da Ucrânia seria enfrentada pela União Europeia, pela nossa aliança de defesa, NATO e por nós com determinação férrea”, assegurou Christian Linder, citado pela Efe, numa entrevista à emissora privada NTV.
O governante alemão não quis adiantar mais detalhes sobre uma possÃvel reação da União Europeia e da NATO contra a Rússia, explicando que o adversário deve ser apanhado desprevenido.
“Onde atingirÃamos o alvo, com respeito ao governo russo e à queles que o apoiam, é algo que não deveria ser discutido publicamente”, referiu, salientando que o Kremlin não deveria cometer o “erro” de acreditar que não há unidade no Ocidente.
O Chanceler alemão Olaf Scholz viaja hoje para Washington, onde se encontrará com o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, na segunda-feira, para discutir as tensões em torno da Ucrânia.
No dia 15, Olaf Scholz deverá encontrar-se com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo.
JCR // SSS
Lusa/Fim



