
Maputo, 01 nov 2021 (Lusa) — O Presidente moçambicano destacou hoje a “bravura” e “determinação” dos jovens militares na defesa da população vítima da violência armada em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, numa mensagem alusiva ao Dia da Juventude Africana, que hoje se assinala.
“Uma dedicatória especial vai para os jovens das nossas Forças de Defesa e Segurança e dos países amigos destacados em Cabo Delgado, pela sua bravura, sentido de missão, coragem e determinação na defesa das populações”, disse Filipe Nyusi, numa mensagem da Presidência enviada à comunicação social.
A mensagem é alusiva ao Dia da Juventude Africana que se assinala hoje sob o lema “Definindo o Futuro Hoje: Juventude Liderando Soluções para a Construção da África Que Queremos”.
Segundo o chefe de Estado, os jovens têm-se aplicado “ao máximo” para “erradicar o terrorismo” naquela província do norte de Moçambique, visando “devolver a tranquilidade às populações”.
Cabo Delgado é uma região rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas.
Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, nomeadamente a vila de Mocímboa da Praia, que estava ocupada desde agosto de 2020.
LYN // MAG
Lusa/Fim